sábado, 20 de junho de 2009

Análise da obra






Publicado em 1890, O Cortiço tornou-se um marco do naturalismo brasileiro, sendo a obra mais importante deste movimento.
Esta obra em que os personagens principais são moradores de um cortiço no Rio de Janeiro

Em O Cortiço, Aluísio retrata o conjunto humano, através da análise de tipos sociais, os quais só se manifestam como uma “conseqüência” do meio, dessa forma o autor não fixa-nos nos personagens, mas sim na forma como eles vivem em função do meio e podem ser modificadas pelo mesmo, pois o grande personagem na verdade é o conjunto, ou seja, o cortiço; Aluísio tratou de caracterizá-lo, e descrevê-lo minuciosamente, como um verdadeiro personagem realista deveria ser descrito.

Os personagens modificam-se por influência do meio. Outro fator de destaque na obra é o sexo; várias cenas são descritas em cima desse tema de modo bem detalhista e realista, tomando para isso, termos científicos, biológicos, fazendo alusão às idéias correntes na época: o cientificismo, darwinismo e todas as demais teorias biológicas que estavam em alta, e eram características principais do Naturalismo.

Apresenta duas características importantes: o zoomorfismo técnica muita utilizada nos romances naturalistas em comparar personagens a animais quando elas se deixam guiar pelos instintos.É a primeira obra a expor um relacionamento lésbico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário